fbpx
Contato
Rua Tabapuã, 1123, CJ. 82
Itaim, São Paulo – SP
nutricionista@laismurta.ntr.br
11 3078-3882
11 99680-8089
Siga nas Redes

A importância do sono na hipertrofia

Você sabia que noites mal dormidas ou poucas horas de sono podem refletir de maneira negativa no ganho de massa muscular? Pois bem, da mesma maneira que a alimentação e os períodos de descanso influenciam na hipertrofia, o sono também se faz extremamente importante para que seja alcançado o resultado desejado.

De acordo com estudos publicados, o ser humano deve dormir, idealmente, cerca de 7 horas por noite. No entanto, isso é uma recomendação média, e algumas pessoas conseguem se sentir bem apenas com 5 horas, enquanto outras necessitam mais do que 8 horas de sono. Por esse motivo, o ideal é levar em consideração a individualidade de cada um.

Durante o sono, em períodos diferentes, são liberados hormônios que estão diretamente ligados com o anabolismo, como a melatonina, cortisol, GH (hormônio do crescimento) e testosterona. É possível potencializar a liberação desses hormônios por meio de algumas estratégias nutricionais, mas, para que o resultado seja positivo e reflita na composição corporal, é preciso ter uma boa noite de sono.

Se você tem dificuldade para pegar no sono, tente adotar estratégias para conseguir dormir mais cedo: tomar um chá com propriedades calmante antes de deitar, evitar assistir muita TV ou ficar no celular quando já estiver deitado, e dormir no escuro, para que o organismo “compreenda” que é hora de descansar.