fbpx
Contato
Rua Tabapuã, 1123, CJ. 82
Itaim, São Paulo – SP
nutricionista@laismurta.ntr.br
11 3078-3882
11 99680-8089
Siga nas Redes

Adoçantes: Vilões ou mocinhos?

O gosto por determinados alimentos é um processo complexo que se inicia intra útero, continua com o aleitamento materno e pode permanecer ao longo da vida. Diversas evidencias indicam que a preferencia sensorial pelo gosto doce é inata, porem com os passar dos anos de vida, diversos fatores podem afetar a preferencia pelo gosto doce. Quanto maior o consumo de alimento doces maior, a preferência para esse paladar.

Os açúcares podem ser consumidos direta e indiretamente, inseridos em diversas formas de preparações, sendo a sacarose o mais consumido na alimentação. O consumo excessivo de açúcares e doces pode ter um efeito deletério significativo na massa corporal e na saúde do organismo.

Os adoçantes dietéticos são substitutos naturais ou artificiais do açúcar, conferem sabor doce sem adição de caloria, no entanto não possuem as mesmas propriedades funcionais do açúcar. Os substitutos do açúcar disponíveis no mercado não são digeríveis da mesma forma, portanto não são substratos para as bactérias intestinais..

A preocupação com a adoção de uma alimentação e pesos saudáveis é uma realidade, não só no contexto clínico, mas também na sociedade de uma forma geral e vem levado ao uso indiscriminado de adoçantes, que tem se tornado um hábito comum, embasado na ilusão de que a substituição do açúcar por adoçantes não calóricos levará a uma consequente perda de peso.

A dissociação da percepção do gosto doce das calorias ingeridas pode aumentar o apetite o que pode levar ao aumento da ingestão de alimentos e consequente ganho de peso. Os adoçantes artificiais resultaram em uma compensação no consumo de calorias a longo prazo, sendo que as crianças e adultos demonstraram serem mais susceptíveis a realizarem essa compensação.

Há um aumento de opções de alimentos e bebidas adoçadas artificialmente no mercado, por isso se faz necessário e importante a leitura de rótulos. Saiba o que você está consumindo.

É importante ter o acompanhamento de um nutricionista, para orientação individualizada visando buscar uma alimentação saudável, pois os adoçantes artificiais podem não ser a melhor escolha.

Instagram