fbpx
Contato
Rua Tabapuã, 1123, CJ. 82
Itaim, São Paulo – SP
nutricionista@laismurta.ntr.br
11 3078-3882
11 99680-8089
Siga nas Redes

Leite de vaca X búfala X ovelha: qual o menos alergênico?

Já é bem documentado que o leite de vaca é um alimento potencialmente inflamatório e alergênico. Isso se deve às proteínas de sua composição – como a caseína, alfa-lactoalbumina, beta-lactoglobulina, que podem prejudicar o nosso sistema imune e produzir respostas alérgicas. Estas, geralmente, são gastrointestinais e podem ser tratadas, mas em alguns casos, podem ser fatais. Diante deste cenário, será que há outras opções de leites mais saudáveis?

Quando falamos do leite de origem animal, o leite de búfala, por exemplo, é o principal tipo consumido em muitos países do sul da Ásia. E um estudo mostra que é o mais adequado para adultos alérgicos. Também destaca-se o leite de ovelha, alternativa mais saudável para substituir o leite de vaca em casos de crianças alérgicas, sem alterações na qualidade nutricional (doi: 10.6026 / 97320630081035).

Hoje também é possível encontrar, em algumas cidades, o leite de vaca A2, ideal para pacientes que apresentam alergia exclusivamente a beta caseína A1, que comumente enche as prateleiras. Mas a maioria das pessoas apresentam uma alergia mista, é importante realizar exames para verificar qual o seu caso.

No mais, os leites vegetais podem ser alternativas muito nutritivas e seguras, e o cálcio pode ser obtido por meio de outros ingredientes como a chia, sardinha, couve e ovos, de preferência, combinados com fontes de vitamina D para aumento da sua absorção.⠀

Instagram