Dieta plant-based: Quais são os benefícios e contraindicações?
O nome não engana, essa é uma dieta literalmente realizada à base de plantas, em que os vegetais são consumidos na forma mais natural possível! Alimentos processados com maior índice glicêmico – ricos em carboidratos, farinha refinada e açúcares, e aqueles de origem animal, são reduzidos.
Mas então, qual a diferença para uma dieta vegana? O veganismo também retira os nutrientes necessários a partir de vegetais (com as devidas substituições alimentares), mas os adeptos podem ter o mau hábito de abusar em fast-food, carboidratos e comidas prontas de origem não animal. Além disso em uma dieta plant-based pode incluir porções mínimas de carnes e ovos, dependendo da escolha individual.⠀
Em uma dieta plant-based (realizada de forma adequada), os benefícios são muitos. Alguns exemplos são a redução do colesterol e emagrecimento; controle do diabetes tipo 2; proteção da função arterial e cardiovascular; melhora dos sintomas da síndrome de ovários policísticos, e uma microbiota intestinal saudável, devido à menor ingestão de alimentos processados e inflamatórios, como os laticínios.
Além disso, os adeptos da dieta plant-based costuma apresentar redução da fadiga, ansiedade e depressão, e melhora no bem-estar!
Mas atenção, mesmo em uma dieta à base de vegetais, nem tudo são flores! Nesta dieta pode ocorrer deficiências nutricionais, como a da vitamina B12 e de proteínas, por isso é importante consultar um nutricionista para verificar a necessidade de substituições e suplementação. Busque orientação especializada para garantir o máximo de eficácia e saúde!