fbpx
Contato
Rua Tabapuã, 1123, CJ. 82
Itaim, São Paulo – SP
nutricionista@laismurta.ntr.br
11 3078-3882
11 99680-8089
Siga nas Redes

Covid-19: obesidade como fator de risco para pessoas abaixo dos 60 anos

Dados do Ministério da Saúde revelam que a obesidade já é considerada o principal fator de risco das vítimas de Covid-19 com menos de 60 anos. Passando na frente de problemas cardiológicos e respiratórios!

Se você acompanha os meus posts, sabe que a obesidade não deve ser encarada apenas como uma questão estética, mas uma doença inflamatória. Essa condição é caracterizada por um conjunto de alterações metabólicas e hormonais, que tem como resultado o acúmulo excessivo de gordura corporal. E esse cenário aumenta as complicações relacionadas ao novo coronavírus. Explico!

A Covid-19 (doença provocada pelo novo coronavírus) potencializa ainda mais a inflamação do organismo. Além disso, pessoas com excesso de peso podem apresentar problemas respiratórios e outras doenças associadas, como as cardiovasculares e cardíacas, agravando ainda mais o quadro.

Infelizmente isso não é novidade, a relação entre obesidade e uma infecção respiratória viral já teve graves consequências em 2009, durante a pandemia de H1N1. Estudos identificaram a associação entre o excesso de peso e os quadros mais graves da doença (doi.org/10.1093/cid/ciq152).

Ao ler esse texto você descobriu que faz parte do grupo de risco? Saiba que é possível sair dele, emagrecendo de forma saudável ao realizar uma mudança de hábitos. Exercícios físicos regulares, boas noites de sono e uma alimentação equilibrada: priorizando alimentos naturais capazes de combater a inflamação do organismo, e com as quantidades calóricas adequadas, é fundamental.

Lembrando que estou à disposição para te ajudar nesse processo, por meio do atendimento à distância (telemedicina). Entre em contato e tire as suas dúvidas!