Você sabia que o açúcar pode levar à deficiência de nutrientes essenciais?

Gostemos ou não, o açúcar é uma substância quase onipresente em nossa alimentação. É importante começar dizendo que precisamos sim de açúcar no nosso organismo, mas em pouca quantidade e proveniente de uma alimentação balanceada, como os encontrados em frutas.

Seja na forma de sacarose, frutose, dextrose, maltodextrina, xarope de milho ou glicose, esse glicídio é adicionado a inúmeros itens presentes em nosso cardápio diário, e, quando consumido em excesso, aumenta o risco de desenvolvimento de doenças cardíacas, obesidade, diabetes e câncer. Como se não bastasse, o açúcar também colabora para esgotar os nutrientes ingeridos de outras fontes alimentares e armazenados em nosso corpo.

O consumo de açúcares adicionados também danifica as mitocôndrias presentes nas células e, consequentemente, prejudica a produção de energia. Isso pode levar ao um aumento do apetite e ganho de peso, pois afeta as vias metabólicas que envolvem  a resistência à insulina e o hormônio responsável pela sensação de saciedade, a leptina. Lembre-se da importância de ler os rótulos dos alimentos no supermercado e fique atento à quantidade de açúcar. Você pode estar ingerindo uma quantidade muito maior do que imagina. Converse com seu nutricionista!