Prazer ou culpa: Qual é a sensação que você tem quando come?

Que sensação que você tem quando come? Prazer ou culpa? Em um momento em que se fala tanto em obesidade e alimentação saudável, em contrapartida estamos criando um cenário preocupante: a hora de comer está se tornando uma verdadeira tortura para muitas pessoas, que ficam tão preocupadas com o que se alimentar que acabam esquecendo que este ato é natural, necessário e faz bem para o nosso bem-estar.

Criamos um combate constante entre alimentos bons e maus, categorizamos tudo em “pode comer” e “não pode comer”. Os padrões de beleza impostos pela sociedade e a facilidade de acesso às informações, somados aos apelos das entidades governamentais e dos profissionais de saúde, criam um efeito no comportamento das pessoas que estão levando alterações no bom relacionamento com o comer.

Ter uma alimentação saudável deveria ser uma escolha e uma opção para a sua qualidade de vida. Comer é natural e necessário e não deveria ser motivo de culpa. A saúde é um bem precioso, e devemos sim preservá-la, mas só é válido se as mudanças contemplarem o seu bem-estar, e o comer com prazer faz parte disso.