Entenda a memória metabólica e otimize seus resultados

Qualquer mudança que ocorre em nosso organismo não acontece de maneira instantânea: existe todo um processo envolvido que leva ao resultado esperado. Dessa maneira, fica claro que, para que essa mudança ocorra de fato, é necessário mudar o condicionamento não só do corpo, mas também da mente. A memória metabólica demonstra isso claramente, já que ela leva à adaptação do corpo para que ele permaneça sempre da mesma forma (mantendo as mesmas proporções de massa magra e massa gorda), mesmo que o organismo sofra qualquer alteração.

Essa pode ser uma das razões para que muitos obesos crônicos tenham dificuldade em emagrecer, pois o metabolismo de um indivíduo que permaneceu acima do peso durante anos, não se altera e tende a se comportar da mesma maneira por um bom tempo, graças à memoria metabólica. O mesmo também é válido para a pessoa que quer engordar e não consegue, mesmo ingerindo mais calorias.

No entanto é possível reverter essa situação! Com um controle alimentar adequado combinado com exercícios físicos a tendência é que, com o passar dos anos, o corpo vá novamente se adaptando e os resultados fiquem cada vez mais consistentes e fáceis de serem mantidos. Procure seu nutricionista para esclarecer suas dúvidas!