Como as frutas vermelhas podem melhorar sua saúde intestinal?

As frutas vermelhas oferecem inúmeros benefícios para a saúde do nosso corpo, previnem doenças, fortalecem o sistema imune e melhoram a circulação. Porém, um estudo recente, publicado esse ano, evidenciou que, além de todas essas vantagens, as antocianinas presente nessas frutas ajudam a modular a microbiota intestinal, com ação similar a de um prebiótico, melhorando a sua composição.

Outro estudo in vitro de 2017, mostrou que a polpa de açaí (rica em antocianina), foi capaz de promover alterações no processo de fermentação bacteriana e aumentou a formação de ácidos graxos de cadeia curta, que tem ação protetora no intestino contra diversas reações inflamatórias.

Sendo assim, inclua em sua rotina alimentar frutas como morango, framboesa, mirtilo, melancia, goiaba, uva, amora e acerola. O ideal, é que sejam consumidas frescas ou em sucos sem adição de açúcar. Dê preferência aos orgânicos, que são mais saudáveis, livres de agrotóxicos e conservantes artificiais. Caso tenha dúvidas, fale com seu nutricionista!