Alimentos que são verdadeiros aliados da saúde feminina

Cada fase na vida da mulher pode ser marcada por drásticos eventos fisiológicos que demandam mais ou menos nutrientes de diferentes tipos e que podem representar benefícios quando ingeridos nas quantidades adequadas. Alimentos que contenham ferro (feijão, couve, lentilha) são importantes, pois o mineral é perdido durante os períodos menstruais. Alimentos fontes de vitamina C potencializam a absorção do ferro e tem papel na síntese de colágeno.

A osteoporose, caracterizada pela perda de massa óssea, atinge mais as mulheres; daí a importância dos alimentos ricos em cálcio, como vegetais de folhas verde-escuras. Uma dieta rica em ômega 3 (presente em peixes e frutos do mar, por exemplo) é benéfica para a prevenção de doenças cardiovasculares; o ômega 3 também está relacionado a processos inflamatórios, e pode ser um auxiliar para aliviar as dores das cólicas menstruais.

E para melhorar o humor, o que acham de um pedaço de chocolate? Aqui não é permitido o exagero. E prefira o chocolate com proporções elevadas de cacau (70% ou mais); o cacau é rico em flavonoides, um poderoso antioxidante que pode atuar melhorando a irrigação sanguínea, melhorando o aspecto da pele. Consulte sempre um médico ou nutricionista para esclarecer suas dúvidas.