Alimentos que auxiliam na resistência física

Determinadas vitaminas e minerais são capazes de estimular a resistência física e melhorar o desempenho em todos os níveis de atividade física, desde atletas amadores aos que tem o esporte como profissão.

Vou destacar hoje os nutrientes que devem estar presente na alimentação de todos aqueles que praticam atividades físicas. A primeira é a cereja, uma fruta rica em potássio, fibras e vitamina C; ela auxilia na redução das dores musculares. Depois, vem o café, bem frequente no dia a dia do brasileiro, e se consumido da maneira correta, é um ótimo estimulante, que aumenta a resistência muscular e dá bastante energia. O espinafre também merece destaque, já que é rico em vitamina E, um antioxidante que reduz a fadiga dos músculos e além disso, possui octacosanol, que melhora a sua oxigenação.

O azeite de oliva é fonte de gordura boa e contribui para a hipertrofia, assim como a amêndoa. A batata doce, que ganhou seu espaço ultimamente (e não é por acaso), é rica em carboidratos de baixo índice glicêmico, fibras, vitaminas B1, A e C, potássio, ferro e cálcio. Por fim, a quinoa contém todos os 9 aminoácidos essenciais, sendo uma boa fonte proteica e de fibras.

Porém, a resistência física e o bom desempenho na prática esportiva não dependem exclusivamente de certos alimentos, mas sim, de uma alimentação completa, saudável e equilibrada. O acompanhamento de um profissional é fundamental para alcançar bons resultados.