Alergias alimentares: o que são e os cuidados com a alimentação

 

Alergia alimentar é uma resposta do sistema imunológico a um determinado tipo de componente presente no alimento. O organismo reconhece, por exemplo, a proteína presente naquele alimento específico como sendo prejudicial e desencadeia uma reação imune na tentativa de eliminar aquele elemento. Uma vez provocada, o corpo cria “memória”, e toda vez que você ingerir o alimento que desencadeou a alergia, irá estimular a resposta imunológica.

É importante destacar que alergia alimentar é totalmente diferente de intolerância alimentar, e é um erro tratá-las da mesma maneira. A intolerância é uma reação adversa ao alimento, porém não envolve o sistema imunológico, diferente da alergia que vem de uma reação alérgeno-anticorpo específica. Os sintomas da alergia alimentar podem variar de leves a graves, podendo levar até à anafilaxia (uma reação extremamente forte que pode ser fatal).

Embora qualquer alimento possa desencadear um processo alérgico, grande parte das alergias alimentares (mais de 90%) estão relacionadas com o leite de vaca (às proteínas), ovos, soja, trigo, amendoim, peixe e crustáceos. Prever o aparecimento das alergias alimentares é bastante complicado, por isso quem é alérgico a algum alimento, precisa agir com cautela, evitando a ingestão do alérgeno responsável e procurar um serviço médico caso haja ingestão acidental. Dúvidas? Procure um médico ou nutricionista.